..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 20 de Outubro de 2020

Formação - ESMOLA

ESMOLA

Meu irmão, minha irmã, neste tempo de quaresma, temos alguns compromissos específicos para serem concretizados: jejum, esmola e oração.

ESMOLA: desapego, partilha, compromisso com o irmão, ou seja, é muito mais do que a prática fez se tornar uma regra, como, por exemplo, no semáforo doar algumas moedinhas para alguém que muitas vezes nos incomoda. Esmola é uma atitude de amor a Deus e ao próximo: "Estive com fome e me deste de comer". Fico impressionado ao perceber como esse gesto é necessário e urgente entre nós, ainda que pareça tão pequeno e de tão pouco alcance.

Quinta-feira, 18:30h, depois de ter atendido pelo menos umas vinte pessoas, dentre elas uma mãe com três crianças e grávida do quarto filho, que desde criança  viveu pelas ruas e, com apenas quatorze anos, teve o seu primeiro filho. Ela não tem mãe, irmãos, ninguém para ampará-la e orientá-la. O que ela escuta de todos é isto: você não pode ter filhos! Você é louca! Realmente, eu acredito que ela seja louca, porque, apesar de ser ainda tão criança e, às vezes, tão sem juízo, não abandona os seus filhos.

Chego à conclusão de que é preciso ter a mesma atitude de Jesus, que assumiu o compromisso de alimentar a multidão, ainda que pareça não ser nossa obrigação.

Eu acho que até agora você não está entendendo nada e até se perguntando o que isso tem a ver com esmola? E eu lhe digo que é a oportunidade para viver bem a proposta de Deus, ajudando-nos a dar alimento para tantas famílias como essa: leite, carne, frutas e também a sua presença.

Ah! Atendi também alguns casais em desespero que não têm nada em casa para dar aos seus filhos.E olha que são gente boa!

Assuma conosco este compromisso de fazer acontecer a Páscoa na vida de, pelo menos, algumas famílias que batem à nossa porta, como aconteceu hoje e acontece todos os dias. Com toda tranquilidade e amor receberemos a sua esmola, da maneira que você puder fazer. Se for possível, comece a exercitar, através da esmola, o seu juízo final: Mt 25, 31-46.

Sempre estaremos juntos na luta pela vida. Quero lembrar ainda que, nesta tarde, alguns servidores do Complexo Penitenciário bateram à nossa porta pedindo socorro e, em seu nome, assumimos também esse compromisso: sabonete, creme dental, roupas e visitas de orações. Vou parar por aqui para que você não se assuste, mas esta missão é nossa.

Com as bênçãos do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Pe. Luiz Augusto

 

Data: 07/03/2014

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.