..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 20 de Outubro de 2020

Formação - "Não ter medo da Confissão"

"Não ter medo da Confissão"

O Sacramento da Reconciliação, também conhecido pelos nomes de Confissão e Penitência, provém diretamente do mistério pascal, quando disse aos discípulos: "Recebei o Espírito Santo.       Aqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados". Antes de tudo, disse Francisco, o perdão dos nossos pecados não é algo que podemos dar-nos a nós mesmos.

Eu não posso dizer: "Eu me perdoo os pecados". O perdão se pede, se pede a outro, e na Confissão pedimos perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas é dom do Espírito Santo, que derrama sobre nós a graça e a misericórdia do Pai.

Na verdade, embora a forma ordinária da Confissão seja pessoal e secreta, não se deve perder de vista a sua dimensão eclesial. Por isso, não basta pedir perdão a Deus no íntimo do próprio coração, mas é necessário confessar os pecados ao sacerdote. Este, no confessionário, não representa apenas Deus, mas toda a comunidade eclesial, a qual se reconhece na fragilidade dos seus membros, constata comovida o seu arrependimento, reconcilia-se com eles e encoraja-os no caminho de conversão e amadurecimento humano e cristão.

Para aqueles que dizem: "Eu me confesso somente com Deus", o Papa recordou que os nossos pecados são também contra os irmãos e a Igreja e por isso é necessário pedir perdão a eles na pessoa do sacerdote. Aos que se envergonham, o Pontífice respondeu: "também a vergonha é boa, envergonhar-se é saudável. Porque quando uma pessoa não tem vergonha, no meu país dizemos 'sem vergonha'. Mas a vergonha também faz bem, porque nos torna mais humildes. Não tenham medo da Confissão, porque dela se sai mais livre, grande, belo, perdoado e feliz".

Quando foi a última vez que você se confessou? Se passou muito tempo, não perca mais um dia: vá adiante, que o sacerdote será bom. Jesus é quem está ali, e Jesus é o padre mais bondoso de todos, pois, recebe com tanto amor. Seja corajoso e vá se confessar. O Sacramento da Reconciliação significa deixar-se envolver no abraço da misericórdia infinita do Pai. O filho pródigo, ao voltar para casa sentindo tanta culpa e vergonha, ficou surpreso com o abraço que recebeu do Pai. Toda vez que nós nos confessamos, Deus nos abraça, Deus faz festa. Prossigamos nesta estrada.

Papa Francisco

Meditar: Mateus 18, 15-18; Salmo 31; Romanos 6,19-23; 1 João 1, 8-10; Salmo 50.

 

Data: 10/03/2014

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.