..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 17 de Dezembro de 2017

Formação - Nós não mediremos com as ferramentas corretas.

Nós não mediremos com as ferramentas corretas.

Casar-se com um homem de caráter piedoso soa muito bom, mas a menos que nós saibamos de forma prática como avaliar o seu caráter, não vamos avaliar de forma correta.


Nós não mediremos com as ferramentas corretas.


Só porque ele vai à igreja, participa dos grupos de estudos bíblicos e é divertido não significa que ele tem um caráter piedoso. Só porque você se dá bem com ele e ama gastar seu tempo com ele não significa que ele seja uma ótima opção para se casar.


Em lugar disso, você precisa fazer perguntas como: “qual caráter esse rapaz realmente tem?” “Onde está o seu coração em relação ao que a Palavra do Senhor ensina?” “Ele realmente ama ao Senhor e isso é algo evidente em suas ações?”.


Nesse texto eu quero mostrar para você uma maneira simples, bíblica e prática de como avaliar o caráter de um rapaz.


Isso não precisa ser mais um mistério. Usando essa lista você pode notar o quanto um rapaz é centrado em Cristo ou o quanto ele não é. Você não precisa ficar imaginando se ele é um homem piedoso… você pode de fato descobrir isso.


Então vamos lá.


Ao usar uma série de questões baseadas na bíblia, você pode rapidamente discernir qual tipo de caráter um rapaz tem. Essa lista não é exaustiva, mas é um ótimo ponto de partida.


1. O que ele acredita sobre a Bíblia?


Essa pergunta é fundamental e irá revelar bastante sobre esse rapaz. Ele sustenta que a bíblia é a verdade de Deus e inerrante Palavra do Senhor (2Timóteo 3:17)? Ele constrói sua cosmovisão e crenças nas verdades reveladas na Escritura (Salmo 19)? Ele enxerga a Palavra de Deus como a maior autoridade da sua vida? Ele acredita que a bíblia é verdade e aplicável para sua vida hoje?


2. Como as suas ações e palavras se alinham com cada uma das seguintes áreas (essa é a chave da questão)…


SALVAÇÃO (Rm 10:9): Esse rapaz é genuinamente um crente em Cristo Jesus? Ele compreende a mensagem do evangelho (Jesus morreu na cruz por seus pecados, foi ressurreto e o único caminho para o céu é através da crença Nele)? A vida dele demonstra as marcas de um verdadeiro cristão (Romanos 12:9-21)?


IGREJA (Ef 4:16): Ele valoriza a Igreja e percebe a importância de ser parte de um corpo local? Ele se submete a liderança piedosa da Igreja? Ele procura formas de se envolver e servir seus irmãos e irmãs em Cristo junto com o Corpo?


FAMÍLIA (Ef 6:1-3): Ele honra seus pais na forma como fala com eles ou na forma como fala sobre eles? Ele respeita a liderança que Deus colocou sobre ele através de seus pais, mesmo quando isso não o agrada? Como ele trata os seus irmãos?


AUTORIDADE (Hb 13:17, Rm 13:1): Sejam seus pais, pastor, chefe ou professores – como ele responde às autoridades? Ele é respeitoso com essas pessoas ou ele é rebelde?


INSTRUÇÃO (Pv 19:20): Como ele responde à correção e instrução em sua vida? Ele possui um espírito humilde, ensinável ou ele possui um coração arrogante e orgulhoso? Ele procura por sabedoria e conselho com outras pessoas ou ele tenta descobrir tudo sozinho?


TRABALHO (Pv 21:5, Cl 3:32): Qual a ética do trabalho que esse rapaz possui? Ele é trabalhador ou preguiçoso? Ele toma iniciativa com seu trabalho (ou trabalho escolar) e faz as coisas acontecerem? E em seu trabalho, qual é a força que o motiva e pelo quê ele trabalha? Ele trabalha para Glória de Deus ou para a sua própria?


CASAMENTO (Ef 5:25-33): O que ele acredita sobre casamento? Ele compreende o propósito de Deus designado para o casamento entre um homem e uma mulher? Ele valoriza o papel que Deus deu a ele como homem e a você como mulher? Ele acredita que o casamento é uma aliança séria e duradoura?


PUREZA SEXUAL (1Ts 4:3-5): A forma como um rapaz lida com a pureza sexual diz bastante sobre seu caráter e desejo de honrar a Deus. Ele valoriza pureza sexual e luta por isso em sua vida? Ele te lidera no relacionamento de uma forma que a conduz a pureza, ou ele é mais propenso a se comprometer com pecados sexuais?


IDENTIDADE (2 Co 5:17): Onde ele busca sua identidade? É em sua habilidade atlética, sua educação, status, seu emprego, paixão ou em algo semelhante a isso? Ou ele tem clareza que sua identidade é firme e enraizada em seu relacionamento com Cristo e seu propósito enquanto Cristão?


PECADO (1 Jo 1: 8-10): Quão a sério ele leva o pecado em sua vida? Ele odeia o pecado ou o desculpa? Ele confessa o seu pecado ou ele costuma ser pego/confrontado sobre seu pecado? Ele genuinamente se arrepende de coração humilde, ou ele simplesmente fica chateado em ter sido pego?

Essa lista é um ótimo ponto de partida para uma avaliação genuína do caráter de alguém de acordo com a Palavra de Deus.


Então, como o caráter do seu namorado se aproxima disso? Seja honesta nesse momento. De acordo com a Palavra de Deus, ele tem um caráter piedoso ou um caráter ímpio? Segundo essas verdades, seria sábio ou tolo conhece-lo melhor?


Eu não estou dizendo que ele precisa ser perfeito (nenhum de nós chega sequer perto disso); mas ele intencionalmente persegue essas características? Ele está ativamente buscando a Deus e crescendo como um Cristão? Esse é o ponto para todos nós.


Esteja você em um relacionamento ou não, eu oro para que esse teste de caráter seja útil para você. Eu a aconselho a utiliza-lo agora ou a qualquer momento que um rapaz aparecer na sua vida.


Coloque o caráter dele em teste.


Não se prenda a um rapaz que não está interessado em honrar a Deus com sua vida.

Kristen Clark

Data: 01/12/2017

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2017 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.