..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 22 de Janeiro de 2018

Formação - FORMAÇÃO PARA MÚSICOS CATÓLICOS

FORMAÇÃO PARA MÚSICOS CATÓLICOS

O MINISTRO DE MÚSICA NÃO DESEMPENHA UM PAPEL, MAS, ASSUME INTEGRALMENTE SEU LUGAR NA OBRA DE DEUS.


Ministério de música


Acredito piamente que nós não podemos inibir a ação do Espírito Santo na vida daquelas pessoas que gostam de escrever poesias e canções religiosas. Mas é necessário ter presente algumas dicas na hora de compor, como por exemplo:


· Muita espiritualidade (hábito constante e diário de oração pessoal);


· Leitura constante da Palavra de Deus;


· Noções da Doutrina da Igreja (Catecismo);


· Noções de Liturgia;


· Noções claras dos personagens da História da salvação (não aumentar e nem diminuir ninguém: Santíssima Trindade, Santos, Maria, Anjos, etc...)


· E, é claro, algumas noções práticas de rima, prosa e coisas do gênero, porque nossa função é aproximar os corações de Deus e dos homens.


O ministro de música não desempenha um papel, mas, assume integralmente seu lugar na obra de Deus.


"No momento em que os tocadores de trombeta, e os cantores se uniam para celebrar numa mesma sinfonia o louvor do Senhor, no momento em que faziam ressoar o som das trombetas, dos címbalos e de outros instrumentos de música com este hino: louvor ao Senhor porque Ele é bom, porque sua misericórdia é eterna, nesse momento o templo, o templo do Senhor, encheu-se de uma nuvem tão espessa, que os sacerdotes não puderam permanecer ali para exercer sua função. A glória do Senhor enchia a casa de Deus." (II Crônicas 5, 13-14). Meu querido artista de Deus: que tuas canções sejam o amanhecer, entre o adormecimento e o despertar, que tuas melodias nos revelem que existe um lugar onde podemos descansar nossos corações e almas.


Quanto vale nosso canto, nosso ministério, se no coração não temos a presença do Rei? O Pai do Céu quer adoradores, não “cantores”, não “músicos”. Quando estamos ministrando música, estamos lidando com uma realidade espiritual, realidade da qual fazemos parte, já que somos corpo e espírito.


O Ministério de Música pode servir na Missa, nas reuniões de Grupo de Oração, nas Pastorais (saúde, esperança), visitar orfanatos e asilos, ministrando música àqueles que estão ali, no Seminário de Vida no Espírito, em retiros, em tantos lugares, tantos... Agora, se você estiver compromissado com a fama... Lamento.


E aos músicos, em particular, eu peço: que tua música nos ensine a ver com os ouvidos e a ouvir com os corações. Este é o nosso compromisso! E sabe por quê? Porque senão perdemos o rumo certo.

Data: 16/12/2017

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2018 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.