..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 20 de Maio de 2018

Formação - Por onde andam seus sonhos?

Por onde andam seus sonhos?

SONHAR


Por onde andam seus sonhos?

 

 

 

Eu tenho sonhos e você?



Por onde andam os seus sonhos? Em qual parte da sua história eles se perderam? Venha comigo nesta reflexão e obteremos juntos a resposta.



Praia de Olivença “interior baiano, manhã de sábado”, enquanto caminhava pelo vilarejo, uma paisagem, entre tantas, me chamou atenção: era uma casinha de camping linda, com alpendres, varandas, e muitas flores nativas, daquelas bem simples, que nascem e crescem sem exigirem cuidados, com cores vibrantes e beleza sem igual. Sim, aquela variedade de flores, ao redor da pequena residência, me atraiu. Mas não era só isso (…).



Casa abandonada



Em instantes, me vi parada no portão da modesta casa, parecia uma cena de filme. Como estava sozinha e tudo era silêncio, fiquei bem à vontade e fui logo observando todos os detalhes, como gosto de fazer diante do novo. A casa estava fechada com cadeado por fora. “Bom sinal, não tem ninguém por aqui!”, pensei. Percebi que o mato cresceu bastante ao seu redor e pensei: “Será que uma casa tão bonita estaria abandonada? Não pode ser!”. Dei mais atenção a uma placa pendurada no alto do portão central e vi escrito: “Vendo, troco ou alugo. Faço qualquer negócio"”(abaixo o número de telefone para contatos).

 


Arrisco-me a explicar o que se passou em minha alma naquele momento. Em segundos, pensei no proprietário da casa, somente nele: “Por que será que se desgostou tanto de seu cantinho?”.



A casa parecia bem planejada; parecia “sonhada”. Tinha detalhes de bom gosto, sinais de delicadeza. E deduzi que, se o proprietário estivesse assim tão disposto a desfazer-se dela, certamente seus sonhos teriam sido esmagados ou perderam-se no tempo, nas esquinas da vida.



Fiquei ali mais um pouco contemplando o cenário, depois voltei para casa em que estava hospedada. Ah! como é bom estar em contato com o mar, com a terra, com a natureza, com o silêncio. Calar um pouco e ouvir a voz do vento, do mar, sentir o cheiro do campo. Já fez isso? Entendo quando Jesus disse aos Seus discípulos: “Ide para um lugar deserto e descansai um pouco”. O Mestre da sensibilidade sabia muito bem o valor do descanso para todo ser humano, principalmente, para aqueles que dedicam a vida ao anúncio do Reino do Céu.

 


Divino e natural



O silêncio e a natureza nos aproximam do que é divino e natural. Acalmam-nos, renovam as nossas forças e nos inspiram! É um jeito simples de Deus nos visitar e nos falar ao coração. É preciso ouvir o Mestre para poder transmitir Sua mensagem a quem Ele nos enviar.



Mas, voltando a falar da experiência que vivi quanto a casinha de camping, gostaria de perguntar ao seu proprietário: “Por onde andam seus sonhos?”. Se pudesse lhe diria para ter calma antes de abrir mão de tudo. Aconteça “seja lá o que for” a vida continua e ninguém tem o direito de roubar do outro a alegria de viver e sonhar. “Os motivos que o levaram a construir uma casa tão bonita, onde estão?”. Esses são pensamentos meus, frutos de uma experiência pessoal.




Mas, e quanto a você, que agora lê meus escritos de um fim de tarde? Por onde andam seus sonhos? Quer falar sobre eles? Será que, por algum motivo, você também tenha colocado uma “placa de venda em seus sonhos”, abrindo mão de tudo? Ou será que você não se desfez da “casinha”, mas vive nela por viver. Perdeu o entusiasmo e o encanto pela vida? Nesse caso, o pior é que todas as vezes que pensa nos detalhes de seus sonhos, é como se tocasse em feridas da alma, o coração aperta e dói. Sim, eu sei, não é fácil recomeçar, mas é possível com a graça de Deus!



Onde estão os sonhos



Nos “vilarejos” de sua história há algum sinal de desistência? Pense um pouco e não tenha medo de encarar sua realidade. Estejam seus sonhos onde estiverem, pegue-os de volta! Eles são seus e isso os faz preciosos e exclusivos. Não dê a ninguém o direito de destruir sua alegria, sua vontade de viver e sonhar! Se alguma coisa não deu certo, comece de novo, sem medo. Levante a cabeça, olhe para o céu e pense em Jesus: o maior sonhador que a humanidade já conheceu! Ele sempre falou de sonhos e nunca deixou de encarar Sua realidade humana e divina. Seu exemplo, Sua vitória nos anima a segui-Lo confiantes.



Talvez, hoje, seja um ótimo dia para você voltar aos “vilarejos” de sua história, tirar as “placas” que denunciam desistência, e voltar a sonhar.



Abrace o que é seu, ainda é tempo de ser feliz! Estamos juntos! Rezo por você, pelos seus sonhos, eles podem ser reais, se você acreditar.

 

Dijanira Silva 

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Data: 26/04/2018

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2018 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.