..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 19 de Setembro de 2020

Formação - POR QUE RAZÃO JESUS MORREU POR NÓS ?

POR QUE RAZÃO JESUS MORREU POR NÓS ?

Com a chegada de Jesus ao mundo,Deus quis fazer um “contrato” final ou aliança conosco.Essa aliança foi selada com o sacrifício de Jesus na Cruz e com a sua ressurreição ao terceiro dia. Porque nos ama tanto,Deus quis salvar-nos para a vida eterna: “ Pois Deus amou o mundo de tal forma que entregou o seu Filho único, para que todo o que n’Ele acredita não morra,mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Jesus tornou-se homem e estava preparado para morrer por nós para nos reconciliar com Deus e,assim,abrir o caminho para o Céu.

 

 

O-Cordeiro-de-Deus-que-tira-o-pecado-do-mundo-iTEO

 

 

A lousa limpa

 

São Paulo escreveu que o pecado e a morte entraram no mundo por um homem, Adão,e foram também levados por um só homem, Jesus . O primeiro pecado de Adão pesa sobre todas as pessoas como o pecado original e todos os seus descendentes estão sujeitos à morte.Jesus mudou isso.Ele deu a sua vida “como resgate em favor de muitos” (Mt 20,28),para “a remissão dos pecados” (Mt 26,28). Na Cruz, Ele assumiu a culpa pelos pecados de todas as pessoas-presentes,passados e futuros.Assim, isto inclui os nossos pecados! Isto torna-se evidente com o Batismo.Quando somos batizados,somos adotados como filhos de Deus e somos purificados do pecado original e de todos os pecados cometidos até esse ponto. Assim, podemos começar a nossa relação com Deus - através de Jesus – como uma lousa limpa.

 

 

O sacrifício final

 

 

A fuga do povo da sua opressão no Egito serviu como uma confirmação da sua aliança com Deus. No entanto, essa aliança ainda poderia ser quebrada se as pessoas pecassem. Assim, os sacrifícios a Deus sob a Antiga Aliança tinham de ser repetidos constantemente (Hb 10,1).

A morte de Jesus na Cruz trouxe uma nova e eterna aliança entre Deus e a humanidade.O próprio Jesus foi o “sacrifício”. Mas, claro, Ele foi muito mais do que isso: “Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). O sacrifício de Jesus na Cruz, por amor,

 

 

Jesus tem vários nomes ?

 

 

“Jesus” significa “Deus é salvação” ou “Deus é a redenção”. Esse nome foi-lhe dado porque Ele iria salvar as pessoas dos seus pecados (Mt 1,21). É por isso que também chamamos a Jesus nosso “Salvador”,”Redentor” ou “Curador”. Ele traz-nos a salvação e é,por isso, o nosso Salvador. “Cristo” significa “ungido” (Messias). Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo e com poder (At 10,38). Assim como Cristo, os cristãos são ungidos com o crisma (óleo consagrado) durante os sacramentos do Batismo,Confirmação e Ordens Sacras.

 

As letras IHS são encontradas frequentemente na igrejas. Estas são as três primeiras letras do nome de Jesus em grego. Isto foi resumido no monograma latino IHS ( em latim o “I” e o “J” são a mesma letra), que assumiu então significados diferentes: “Jesus Hominem Salvator” significa “Jesus Salvador dos Homens”, “In Hoc Signo” significa “neste final”, quer dizer,o sinal de Jesus. As ordens religiosas, especialmente os Jesuítas, fundados por Santo Inácio de Loiola,têm contribuído para a popilarização do “monograma de Cristo” , IHS.

 

é o seu presente incrível para nós e para Deus. Através dele,Jesus entrou,em nosso nome,na Nova Aliança com Deus,que nunca mais pode ser quebrada por nós.Por causa do sacrifício de Jesus, podemos ser libertados do fardo do pecado e tornar-nos filhos de Deus,pela nossa fé e pelo Batismo.

 

 

Cordeiro de Deus

 

 

Com razão,São João Batista falou de Jesus como “o Cordeiro de Deus,Aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). O profeta Isaías tinha dito que o Senhor iria pôr a culpa de toda a nossa má conduta no seu servo. Assim como aquele servo,Jesus levou a sua Cruz, “tal como um cordeiro, ele foi levado para o matadouro” (is 53,7).

 

Quando veio ao mundo,Jesus assumiu a nossa natureza humana.Essa natureza quebrada é contaminada pela culpa que provém do pecado. Durante a Celebração da Eucaristia,o sacrifício da Missa está unido com sacrifício na Cruz, onde Jesus se permitiu ser “partido” por nossa causa, Quando o sarcedote parte a Hóstia,pedimos a Jesus: “Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós”. Na sua misericórdia, Jesus liberta-nos do pecado e da morte. Estamos destinados a viver com Ele para sempre.

Data: 13/04/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.