..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 19 de Setembro de 2020

Formação - O QUE É A ALIANÇA ?

O QUE É A ALIANÇA ?

 

Deus tem estado envolvido com a humanidade desde o início. Ele nos ama e quer o melhor para nós.A história da humanidade e da sua relação com Deus é descrita na Bíblia.

O Antigo Testamento começa com a criação e fala-nos principalmente do povo judeu,o povo de Israel, os israelitas. Esta nação foi  escolhida por Deus,de todos os povos da Terra,para cumprir um propósito especial.

 

 

sinais_De_deus

 

 

Ligado a Deus

 

 

Deus “selou” a sua escolha do povo de Israel através de uma aliança, que não é tanto como um contrato, e sim como um “casamento espiritual” entre Deus e o seu povo. Em troca da aliança de Israel com Deus,Ele estaria sempre ao lado de Israel como seu povo. Essa aliança foi inicialmente selada com a oferta de Abraão e através do êxodo do Egito.

As pessoas, no entanto, não se mantiveram fiéis às promessas feitas a Deus e pecaram.Elas quebraram a aliança com Deus e issso causou miséria e sofrimento sobre si mesmas. Deus foi tão bom que perdoou Israel e fez uma aliança com Moisés, entregando-lhe os Dez Mandamentos ,que foram esculpidos em duas “tábuas de pedra de aliança”. O Antigo Testamento fala de como o Povo de Deus pecou repetidamente contra Ele e uns contra os outros. E como, de cada vez, Deus perdoou os pecados das pessoas e fez uma nova aliança – ou renovou a antiga – com elas.


 

O plano de Salvação ,um bom plano ?


 

Deus chamou profetas para falarem em seu nome e para darem a conhecer os planos d’Ele ao mundo. Uma grande parte do Antigo Testamento narra esses planos, através dos quais Deus quis preparar o povo para o seu maior plano, a vinda de Jesus ,o Salvador, que iria nascer numa família judaica. Em vez do mal que o povo trouxe sobre si mesmo ao quebrar as alianças,Deus trouxe algo muito bom – a quem nós chamamos “o plano de Salvação de Deus”. Ele sempre quis o melhor para nós e preparou um lugar no Céu para cada um. Estamos todos convidados a procurar a nossa salvação exclusivamente em Deus.

 


O que significa “Anno Domini” (AD) ?

 

 

AD é uma sigla do latim Anno Domini e segnifica “no Ano de Nosso Senhor”. O nosso calendário começa com o ano do nascimento de Jesus. Isto não é um acidente;é a nossa forma de indicar a importância do nascimento de Jesus. Foi então que o nosso calendário começou de novo, porque foi apresentado à humanidade um novo futuro. Esta é a razão pela qual datas históricas,por vezes, incluem a.C., “antes de Cristo” , ou “depois de Cristo” , d.C ou AD.

Este sistema de datação foi criado no ano de 525 pelo monge Dionísio, o Exíguo. Ele contou para trás do seu tempo até a época de Cristo. A razão pela qual fez isso foi para se certificar da data da primeira Páscoa. Antes desta data, existiam diferentes sistemas de datação em vigor.

 

É interessante notar que, devido a um erro no calendário, não sabemos exatamente em que ano nasceu Jesus .Sabemos que Ele nasceu durante o reinado do rei Herodes. No entanto, o rei Herodes morreu em cerca de 4 a.C., portanto,quatro anos “antes de Cristo” .A maioria dos acadêmicos supõe, então,que Jesus tenha nascido por volta do ano 6 a.C e não no que chamamos o ano 0.

 

O seu plano de Salvação completou-se em tudo o que Jesus fez e disse. Porque Ele só quer a nossa felicidade, ou “redenção” , é frequentemente chamado nosso “Salvador”.

 

 

Uma nova aliança

 

 

Pelo nascimento, morte e ressurreição de Jesus, a relação de Deus com os seres humanos transformou-se definitivamente. Quando Jesus deu a sua vida por nosso amor,Ele fez uma nova aliança entre Deus e a humanidade. Essa nova aliança nunca mais pode ser desfeita por nós. E Deus nunca desfaz as alianças! Isto significa a libertação do mal para todos, que, sem Deus, não teriam nada e esperar a não ser a morte. Deus é a maior do que a morte. Ele nos amará por toda a eternidade. A joia da coroa do plano de Salvação de Deus é que nós podemos ser felizes para sempre com Ele no Céu, juntamente com todos os santos. Essa nova aliança de Jesus torna-se evidente na Sagrada Eucaristia, que está ligada ao momento em que Jesus deu sua vida na Cruz para ganhar a nossa salvação.

Data: 13/04/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.