..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 19 de Setembro de 2020

Formação - QUAL A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO?

No fim dos tempos, os nossos corpos ressuscitarão. Com essa ressurreição, o ser humano fica completo: já não poderemos morrer. Quem estiver no Céu, terá vida eterna com Deus. Não podemos ser cristãos se não acreditarmos na ressurreição. São Paulo explicou: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia e também é vazia a fé que tendes” (1Cor 15,14). A ressurreição de jesus e a nossa depois da morte é a essência e fundamento da nossa fé.

 

 

31f6927a81a5667b328c7d6d9e92ed36

 

 

Pecado e morte



No plano original de Deus para a criação, não havia nenhuma morte. A morte entrou no mundo como consequência da queda de Adão e Eva no pecado. Foi por isso que São Paulo chamou à morte “o salário do pecado” (Rm 6,23). As almas de todas as pessoas iam para o submundo, onde permaneceram longe de Deus e do Céu. No entanto, Jesus mudou isso: “Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos receberão a vida” (1Cor 15,22). Quando Jesus morreu, Ele desceu ao submundo para libertar as almas das pessoas que tinha vivido uma vida justa e para levá-las para o Céu.



A promessa da ressurreição



A promessa da ressurreição já tinha sido feita no Antigo Testamento. Isaías escreveu: “Mas os teus mortos hão de reviver e os seus cadáveres ressurgirão. Os que dormem no pó vão acordar” (Is 26,19). E Ezequiel disse: “Assim diz o Senhor a estes ossos: Vou infundir-vos o espírito, e revivereis” (Ez 37,5).

 


A ressurreição de Jesus é a base para a promessa da nossa própria ressurreição, que cumpre as promessas do Antigo e do Novo Testamento (1Cor 15,4). O próprio Jesus é a ressurreição e a vida. Desde os primeiros tempos da Igreja, ela tem pregado “a promessa que Deus fez aos antepassados, cumpriu-a plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou jesus” (At 13,32-33).



A comunhão dos santos



A comunhão dos santos compreende a Igreja no sentido lato de todas as pessoas batizadas, vivas e mortas. A única Igreja de Jesus consiste de:


*a Igreja visível, a Igreja na Terra, inclui todos os fiéis, que formam a “Igreja militante” de Cristo;


*a Igreja no purgatório compreende as almas que estão sendo preparadas para o Céu. Elas formam a “Igreja sofrimento” de Cristo;


*a Igreja do Céu consiste nos anjos e santos, que já estão reunidos em redor do trono de Deus. Eles formam a “Igreja triunfante”. Na terra, nós honramos os santos no Céu e pedimos-lhes que rezem por nós.


Quando celebramos a Eucaristia, as almas no Céu, no purgatório e na Terra estão ligadas de uma forma muito especial através do único sacrifício de Jesus. Assim, torna-se claro que a Igreja é o único Corpo de Cristo.




 Incompleto até que Jesus venha



Na morte, a alma é separada do corpo. O corpo decompõe-se, enquanto a alma imortal vai para Deus. Porque o corpo e a alma são um só, até o momento da nossa ressurreição ainda estamos num “estado incompleto”. Somente após a segunda vida de Jesus, no fim dos tempos, é que os nossos corpos ressuscitam. Mas, então, eles serão “corpos glorificados”: “Os mortos ressurgirão incorruptíveis; e nós seremos transformados. De fato, é necessário que este ser corruptível seja revestido de incorruptibilidade, e que este ser mortal seja revestido de imortalidade” (1Cor 15,52-53). Esse novo corpo “glorificado” vai ser reunido com a nossa alma. Será libertado de todas as limitações e imperfeições. Todas as pessoas vão ressuscitar novamente, “tanto os justos,como os injustos” (At 24,15). “Todos os mortos que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão dos túmulos: aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar para a vida; os que praticaram o mal vão ressuscitar para a condenação” (Jo 5,28-29). Com exceção daqueles que deliberada e persistentemente escolheram contra Deus, depois de sermos ressuscitados vamos ser felizes para sempre, com Deus, no Céu.

Data: 20/04/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.