..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 19 de Setembro de 2020

Formação - Que tipos de monges, freiras e frades existem?

Que tipos de monges, freiras e frades existem?

 

 

Os religiosos optaram por viver totalmente para Deus. Eles não têm cônjuge ou filhos para cuidar: consagraram-se ou dedicaram-se completamente a Deus sozinhos. Por isso, falamos de “ vida consagrada”.

 

 

 

Resultado de imagem para frades

 

 

 

A maioria dos religiosos faz três votos, os três “conselhos evangélicos”. Com o voto de pobreza, prometem não possuir qualquer propriedade e partilhar tudo o que têm. Com o voto de castidade, prometem permanecer solteiros e viver na pureza (celibato). E, com o voto de obediência, prometem seguir a regra de vida da sua comunidade e fazer o que o seu superior lhes pede.

 

Ordem ou congregação

 

Aqueles que fizeram as mesmas promessas formam uma Ordem ou uma congregação [ estas não são as mesmas que as congregações da Cúria Romana. O caráter de cada Ordem ou congregação depende do tipo dos votos, do seu modo de oração e do trabalho específico que fazem. A vida diária é regida por uma “ordem”, ou “regra de vida”. Esta regra diz aos membros como eles são obrigados a seguir Jesus juntos.

 

Por exemplo, há muitos hospitais na América que foram fundados por ordens, com uma regra que lhes pede para cuidarem dos doentes. Outras ordens fundaram escolas ou cuidam de pessoas idosas. Em muitos países desenvolvidos, e especialmente na Europa, o governo cuida da educação e da saúde; assim, existem novos movimentos na Igreja que se concentram no que é mais necessário no nosso tempo, especialmente a propagação do Evangelho.

 

Passiva?

 

Resultado de imagem para monges em oração

 

 

 

 

As monjas são mulheres que vivem num convento ou mosteiro e não saem regularmente par o mundo. Os monges são religiosos do sexo masculino que também vivem dessa maneira.

 

Os monges podem ser padres ou irmãos:

Os padres são ordenados sacerdotes, os irmãos não são. A vida de monjas e monges é essencialmente dedicada à oração e, por isso, é chamada de “contemplativa”. Eles reúnem-se na capela, até sete vezes por dia, para a oração comum. Entre as horas da oração, eles trabalham: no jardim, na biblioteca, numa oficina de costura ou em vários outros lugares. Tal estilo de vida dificilmente pode ser chamado de passivo! Pense, por exemplo, nos irmãos e irmãs beneditinos, ou nos Trapistas, que são famosos pela sua cerveja na Bélgica e nos Países Baixos. Há também as “Pobres Clarissas”. Da Ordem de Santa Clara, que querem viver no espírito de São Francisco e de Santa Clara ao concentrar-se na oração.

 

Algumas grandes ordens e congregações

 

  • Beneditinos (osb): são monges e freiras que, como São Bento, vivem num mosteiro e rezam juntos sete vezes por dia. Nos intervalo da oração, trabalham e estudam (ora et labora). Assim, são por vezes chamados de “intelectuais com a sujeira debaixo das suas unhas”.
  • Franciscanos (ofm): a sua Ordem foi fundada por São Francisco de Assis, que queria seguir Jesus através de uma vida de pobreza e devoção. Eles são “mendicantes”, que saem para as ruas para proclamar o Evangelho.
  • Jesuítas (sj): fundados por Santo Inácio de Loiola como Companhia de Jesus, os Jesuítas querem seguir Jesus através do estudo e da educação. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são famosos e também podem nos ajudar a encontrar a vontade de Deus na nossa vida.
  • Salesianos (sdb): são seguidores de São João Bosco, que trabalhou principalmente com os jovens e as crianças. O seu maior desejo era de que todos eles pudessem conhecer Jesus. Ele exortou-os a irem muitas vezes à Santa Missa e a receberem o sacramento da Reconciliação.

 

Ação

 

 

Resultado de imagem para freiras apostolicas

 

 

 

 

As mulheres consagradas que, como os Apóstolos, servem a Deus no mundo, fora dos seus conventos, são “irmãs apostólicas”. Além de participarem na oração comunitária diária, elas trabalham em escolas, hospitais ou fazem trabalho catequético noutras instituições. Um bom exemplo é o das Missionárias da Caridade, fundadas por Santa Teresa de Calcutá. Os homens que vivem desta forma são geralmente chamados frades. A Ordem Medieval dos Franciscanos, de São Francisco de Assis, é um bom exemplo. A sua missão no mundo é pregar o Evangelho e vivê-lo. Os padres e irmãos jesuítas de Santo Inácio de Loiola pretendem o mesmo, principalmente através da orientação espiritual e da educação.

 

Data: 10/06/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.