..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 15 de Agosto de 2020

Formação - Por que razão devo rezar e como posso fazê-lo?

Por que razão devo rezar e como posso fazê-lo?

 

Uma vez que Deus conhece o presente e o futuro, por que razão hei de rezar? Afinal, Deus já sabe o que eu preciso. Por que terei de lhe dizer mais alguma coisa?


Bem, para começar, porque falar com Deus pode ajudá-lo muito. Ele quer ser o seu melhor amigo (Jo 15,15). Você pode falar com Ele sobre os mais variados assuntos. Embora nem sempre perceba, Ele está sempre com você, de dia e de noite! Por essa razão, é uma boa ideia rezar todas as manhãs e todas as noites. É uma forma de partilhar com Ele cada dia que passa. Ao, rezar, aprendemos a ouvir Deus. Ao rezar, não estamos sozinhos. Ao rezar, recebemos a força que precisamos para fazer o que devemos fazer.


Resumindo, rezar faz-nos muito bem! Jesus pediu frequentemente aos seus discípulos que rezassem (Lc 22,46), e encoraja-nos também a fazer o mesmo. Quando os Apóstolos lhe perguntaram como deviam rezar, Ele ensinou-lhes a oração do Pai-Nosso (Mt 6,9-13). Ele próprio lhes deu exemplo e retirava-se frequentemente para um lugar mais recolhido, a fim de poder estar com Deus, em silêncio, rezando (Mc 1,35).


Também os primeiros cristãos rezavam constantemente, tanto em privado como em comunidade (At 1,14). A oração é um modo de estar com Deus e de servir-lo (Lc 2,36-37).

 



Resultado de imagem para pessoas rezando



 


Compreendendo o dom Deus


 

Em relação à oração, a situação é semelhante à de Jesus quando, cansado, se sentou junto a um poço e pediu a uma mulher que lhe desse de beber. Quando a mulher protestou, Jesus disse-lhe: “Se conhecesses o dom de Deus, e quem te pede de beber, tu é que lhe pedirias. E Ele dar-te-ia água viva” (Jo 4,10). Deus pede-nos que rezamos. Mas se nós realmente percebêssemos o que Deus quer nos dar, nós rezaríamos constantemente e pedir-lho-ía-mos nas nossas orações: Ele quer dar-nos o seu amor e a vida eterna.


O que há de especial acerca da oração é que funciona em ambos os sentidos: se nós dedicamos tempo para ir até Deus, Ele vem até nós. Se nos oferecermos a Deus, Ele também se oferecerá a nós. Isto é visível nos sacramentos, quando Deus se aproxima de nós de uma forma muito concreta.


 

Como procurar uma referência bíblica?


 

A Bíblia é composta por:

  • Livros;
  • Capítulos;
  • Versículos;


Se queremos nos referir aos três primeiros versículos do Novo Testamento, por exemplo, listamos primeiro o livro (Mateus), depois o capítulo (1) e, em seguida, os versículos (1 a 3): Mateus 1,1-3. Para economizar espaço, os nomes dos livros são muitas vezes abreviados (Mt 1,1-3).


 

Você também pode rezar!


 

Rezar não é difícil, mas devemos ter tempo para o fazer. Ao rezar, nada é tão importante como a nossa relação com Deus.


Ao rezar, estamos investindo nessa relação. Significa que estamos correspondendo ao amor que Deus tem por nós. Deus quer nos ajudar a rezar. Foi por essa razão que Jesus disse à mulher junto do poço: “Aquele que beber a água que eu vou dar, nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei vai tornar-se dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14).


Deus nos ajuda, particularmente através do Espírito Santo. Se o deixarmos entrar, o Espírito Santo nos inspirará, e as nossas orações brotarão espontaneamente do coração (Rm 8,26). Qualquer pessoa apaixonada pode falar com a pessoa amada a partir do seu coração. É neste sentido que você também pode falar com Deus, com honestidade, a partir do coração, com ou sem palavras. Isto é rezar.

Data: 29/08/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2020 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.