..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 17 de Setembro de 2019

Formação - Mês da Bíblia

Mês da Bíblia

Por que razão a Bíblia é tão importante?

 

É muito interessante considerar as origens, a história e a estrutura da Bíblia. Mas é ainda mais importante perceber que a Bíblia é um tesouro fantástico, que pode transformar sua vida se você deixar o texto falar com você.

 

Palavra de Deus

 

Com razão, a Bíblia é chamada de Sagrada Escritura ou Palavra de Deus. A Bíblia não diz respeito só a Deus, é também sobre você! Todos os textos na Bíblia têm palavras de Deus para você. Não é apenas um livro com palavras escritas há muito tempo: Deus quer falar aqui e agora através destes textos antigos.

A Bíblia contém a totalidade da verdade escrita inspirada por Deus, revelando-se a si mesmo e a seu pai “plano de Salvação”. É o único livro que você nunca versículo da Bíblia. Quanto mais se lê, mais se descobre as maneiras pelas quais Deus fala ao seu povo – mais se aprende a descobrir a vontade de Deus na nossa vida.

 

Deus é amor

 

A mensagem mais importante que a Bíblia pode transmitir é que Deus nos ama verdadeiramente. Podemos ler sobre como Ele nos criou, e ao mundo inteiro, por amor. Por amor, Deus enviou profetas para guiar o seu povo no caminho certo em direção a Ele. Por amor, Ele cuidou do seu povo durante as suas longas peregrinações e salvou-o da opressão e de outras dificuldades. Eventualmente, foi por amor que Jesus nasceu e se tornou homem. Com Jesus, o próprio Deus andou na Terra e falou-nos sobre o seu amor por nós. Fundamentalmente, foi por amor que Jesus sacrificou a sua vida, morreu na Cruz e ressuscitou dos mortos. Depois da ressurreição, Ele andou novamente na Terra e pregou antes de subir ao Céu. A Bíblia dá-nos o relato de muitas pessoas que testemunharam estes acontecimentos e que, por sua vez, os contaram a outros. A ressurreição de Jesus também pode ser vista como uma promessa de Deus de que nós, igualmente, vamos ressuscitar dos mortos e vamos ser capazes de viver para sempre, com Ele, no Céu.

 

Como posso procurar uma citação da Bíblia?

 

A Bíblia foi dividida em:

-Livros;

-Capítulos;

-Versículos.

Se queremos nos referir aos três primeiros versículos da Bíblia, em primeiro lugar mencionamos o livro (Gênesis), depois o capítulo (1), e, em seguida, os versículos (1 a 3). De modo a poupar espaço, os nomes dos livros são muitas vezes abreviados (Gn1,1-3). Consulte no Apêndice 1 uma lista completa das abreviaturas. Alguns nomes estão presentes em mais de um livro, numa série, por exemplo, o primeiro e o segundo Livro dos reis (1Rs e 2Rs).

 

 

 

Resultado de imagem para biblia

 

  

 

Antigo e Novo

 

As duas partes da Bíblia, o Antigo e o Novo testamento, foram uma unidade. Juntos, eles falam-nos sobre o amor de Deus pela humanidade. “O Antigo Testamento prepara o Novo, ao passo que o Novo dá cumprimento ao Antigo. Os dois esclarecerem-se mutuamente; ambos são verdadeira Palavra de Deus” (CIC 140). Portanto, podemos considerar toda a Bíblia como fonte de ajuda e orientação para a nossa vida como cristãos. Podemos dizer a Deus, com palavras da Escritura: “a tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 119,105). No Novo Testamento, Jesus explicou aos seus seguidores como o Antigo Testamento falava sobre Ele: “Começando por Moisés e continuando por todos os profetas, Jesus explicava aos discípulos todas as passagens da Escrituras que falavam a respeito d’Ele” (Lc 24,27). Advertiu-os de que a coisa mais importante não é a realização de um estudo meramente intelectual da Bíblia, mas termos uma relação pessoal com Deus (Jo 5,39-40). Em inglês, a palavra Bible pode ser lida como um acrônimo de Basic Instructions Before Leaving Earth (Instruções básicas antes de deixar a Terra). Apenas ao aproximarmo-nos de Jesus podemos realmente vir a conhecer Deus e a viver para sempre. Essa é a mensagem final, tanto do Antigo como do Novo Testamento.

Data: 10/09/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2019 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.