..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 14 de Dezembro de 2019

Formação - COMO CONCILIAR ESSA ÊNFASE NO CORPO COM O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE VIVER "PELO ESPÍRITO" E NÃO "PELA CARNE"?

COMO CONCILIAR ESSA ÊNFASE NO CORPO COM O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE VIVER "PELO ESPÍRITO" E NÃO "PELA CARNE"?

EU SEMPRE PENSEI QUE A VIDA CRISTÃ FOSSE ALGO ESPIRITUAL. NUNCA PENSEI NO PAPEL DOS NOSSOS CORPOS NOS SACRAMENTOS. COMO CONCILIAR ESSA ÊNFASE NO CORPO COM O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE VIVER "PELO ESPÍRITO" E NÃO "PELA CARNE"?
 
 
 
 
São Paulo diz "conduzi-vos pelo Espírito" e não "satisfareis os desejos da carne. Pois a carne tem aspirações contrárias ao o espírito e o espírito contrárias à carne" (Gl 5,16-17). Em outra passagem ele nos adverte a viver "segundo o Espírito", pois "os s que estão na carne não podem agradar a Deus" (Rm 8,4-8).
 
 
corpo-espirito
 
 
 
 
 
 
 
Esses versículos não significam, como muitos tragicamente e concluem, que São Paulo condena o corpo ou o considera um é obstáculo para a vida "espiritual". A espiritualidade cristã é baseada em Cristo, o Verbo feito carne. Isso significa que a espiritualidade cristã é sempre e somente uma espiritualidade encarnada. O objetivo, como São Paulo mesmo insiste, não é rejeitar nossos corpos, mas abri-los para a vida divina: "E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentro os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós" (Rm 8,11).
 
 
 
 
O mundo moderno tende a colocar a matéria e o espírito numa oposição fundamental principalmente por causa da filosofia de René Descartes. Seu famoso ditado, "Penso, logo existo", introduziu uma insidiosa ruptura em nosso entendimento do mundo que frequentemente projetamos nos autores da Bíblia.
 
 
 
 
Na terminologia de Paulo, "a carne" se refere à pessoa por inteiro (corpo e alma) separada da "inspiração" de Deus, separada do Espírito vivificante de Deus. Se refere à pessoa dominada pelo vício. E, nesse sentido, como o próprio Cristo afirmou, "a carne para nada serve" (Jo 6,63). A pessoa que se abre autenticamente para a vida "segundo o Espírito", entretanto, não rejeita seu corpo; seu corpo se torna a própria morada do Espírito. "Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebeste de Deus?... glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo" (1Cor 6,19-20).
 
 
 
Nós glorificamos a Deus em nossos corpos precisamente ao deixar entrar o Espírito dentro de todo o nosso ser, corpo e alma, e ao permitir que o Espírito guie o que fazemos com nossos corpos. Dessa maneira, a vida no Espírito torna-se ao mesmo tempo "a redenção de nosso corpo" (Rm 8,23).
 
 
 
Compreender e aceitar essa unidade essencial do corpo e da alma, da matéria e do espírito, é muito importante para entendermos adequadamente, não apenas o que a Igreja Católica ensina sobre sexo e casamento, mas, mais ainda, o porquê. De fato, como iremos ver mais claramente ao longo deste livro, praticamente todas as objeções contemporâneas aos ensinamentos católicos sobre sexo, gênero e casamento se fundamentam nesse entendimento de ruptura entre o corpo e a alma do mundo moderno. Por outro lado, se resolutamente mantemos o corpo e a alma em sua adequada unidade, tudo o que a Igreja Católica ensina sobre sexo, gênero e casamento se encaixará, de maneira lógica e bela, em seu lugar.
 
 
 
► Extraído do livro ‘Boas Novas Sobre Sexo e Casamento’ - Respostas Para as Suas Principais Dúvidas Sobre o Ensinamento Católico / Christopher West.
 

Data: 29/11/2019

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2019 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.