..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 17 de Dezembro de 2017

Notícias

NOVENA PERPÉTUA A SANTA TERESINHA

NOVENA PERPÉTUA A SANTA TERESINHA

 

INTRODUÇÃO

 

Esta novena a Santa Teresinha pode ser feita por qualquer pessoa e a qualquer tempo, por isso a chamamos de Novena Perpétua. Para cada dia selecionamos um tema central, onde apresentaremos a Deus as nossas adversidades, problemas, dificuldades e demais aflições, que, por intercessão de Santa Teresinha, que, como nós, enfrentou tribulações semelhantes (e até maiores), as conduzirá até o coração de “seu amado esposo”, como ela carinhosamente em vida se dirigiu a Jesus, para que sejam ouvidas e atendidas pelo Bom Deus. Para cada tema apresentado no dia, escolhemos ainda uma passagem da vida de Santa Teresinha (extraída de sua autobiografia: História de uma alma), que passou por situações similares a essas por nós vividas, para que assim possamos também compreender que a vida dos santos e santas, sempre foi, é e sempre será permeada de provações. Provações que, no dia a dia, os santificaram gradativamente, fortalecendo-lhes a fé e alicerçando-os na Rocha que é Jesus. Apesar de ser identificada como a Santinha das Rosas, a vida de Santa Teresinha não foi um mar de rosas, mas sim uma vida de percalços e dores que ela, pacientemente, por sua fé e por sua coragem, transformou em rosas, que, generosamente as distribui, do céu, aos seus devotos e devotas que a ela se dirigem com amor e confiança.

 

 

 

ORAÇÃO INICIAL (PARA SER REZADA TODOS OS DIAS DA NOVENA)

 

Querida Santa Teresinha, que aqui na terra, desde o seu nascimento, experimentou a dor, a orfandade, as incompreensões, os temores, os males físicos e espirituais, o desprezo, as incompreensões, as dúvidas, a solidão e a impotência frente aos desafios, absorvendo tudo isso e recebendo sempre o consolo e as respostas do Bom Deus, eu (ou nós se estiverem orando em grupos) agora rogo (ou rogamos) que a senhora, querida Santinha das Rosas, permaneça atenta para ouvir esta prece que agora lhe dirigimos com fé e na esperança de sermos prontamente atendidos. Amém

 

 

1º DIA DA NOVENA

 

PEDINDO PELA FAMÍLIA E POR SEUS INÚMEROS PROBLEMAS.

 

Amada Santa Teresinha que um dia assim nos escreveu em sua autobiografia:

“Muitas vezes, quando estou aos pés de Nosso Senhor, sinto minha alma transbordar de gratidão pensando na graça que ele me concedeu dando-me uma família como tenho a felicidade de possuir... Estou feliz ao ver o Bom Deus tão bem servido por aqueles que eu amo e me pergunto por qual razão Ele me deu a graça de pertencer a uma família tão bela. O Bom Pai me deu um pai e uma mãe mais dignos do céu do que da terra!”

 

Em honra à santa família da qual a senhora, como a caçula fez parte, e que cujos pais: São Luiz e Santa Zélia, hoje, também estão reconhecidos pela Igreja como santos ao seu lado no céu, eu (ou nós) agora lhe apresento (amos) os problemas que a minha (ou a nossa) família vem enfrentando:  (Citar aqui, um a um, os problemas familiares pessoais, individualmente, em voz alta ou no silêncio do coração).

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha de Jesus pela solução desta situação Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

2º DIA DA NOVENA 

 

PEDINDO PELA CURA DOS MALES FÍSICOS E ESPIRITUAIS

 

Amada Santa Teresinha que experimentou desde a infância diversos males físicos e espirituais, como nos escreveu em sua autobiografia:

 

“O Bom Deus se dignou fazer passar minha alma por muitos gêneros de provações, sofri muito desde quando estou neste mundo, mas se na minha infância sofri com tristeza, não é assim que sofro agora, é na alegria e na paz. Sou verdadeiramente feliz por sofrer! Deus prova sempre aqueles que ama. Por isso ofereçamos, de fato, nossos sofrimentos a Jesus para salvar as almas, pobres almas! Elas têm menos graças do que nós, contudo, o Sangue de um Deus foi derramado para salvá-las! ”

 

Diante desse seu corajoso testemunho, eu (ou nós) que hoje enfrento (amos) as seguintes enfermidades: ... (Citar aqui as enfermidades físicas e espirituais pelas quais estiver(erem) passando), quero, seguindo seu exemplo de vida, oferecê-las pela salvação das almas, mas, ao mesmo tempo, lhe pedir que interceda junto ao seu amado esposo para que se for da vontade do Bom Deus, esses males se dissipem como a névoa da madrugada ao nascer do sol.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos, querida e bondosa Santa Teresinha, pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

3º DIA DA NOVENA

 

PEDINDO A CURA ESPECÍFICA DO MAL DA DEPRESSÃO.

 

Querida e amada Santa Teresinha que sofreu os horrores da depressão que a prostrou num leito por quase cinco meses ainda na infância, e foi curada por meio do sorriso da imagem de Nossa Senhora do Sorriso quando, no meio de uma forte crise no domingo de Pentecostes, dia 13 de maio de 1883, num raro  momento de lucidez, voltou-se para a imagem e clamou por sua cura, como você narra em sua autobiografia: “De repente, a Santíssima Virgem me pareceu bela, tão bonita que nunca vira algo tão formoso. O seu rosto irradiava bondade e ternura inefáveis, mas o que me calou no fundo da alma foi o empolgante sorriso encantador da Santíssima Virgem. Nesta altura, desvaneceram-se todos os meus sofrimentos e todas as minhas penas se foram naquele momento. Das pálpebras me saltaram duas grossas lágrimas e deslizaram silenciosamente pelo meu rosto. Eram lágrimas de uma alegria sem inquietação... Oh! Pensei comigo, a Santíssima Virgem sorriu para mim, como sou feliz! Sem nenhum esforço, baixei os olhos e enxerguei Maria, minha irmã, que olhava para mim com amor. Parecia emocionada e dava a impressão de suspeitar o favor que a Santíssima Virgem me concedera... Oh! Era exatamente graças a ela (a sua irmã também chamada Maria), às suas edificantes e incessantes orações, fora por causa dela, de suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha dos Céus. Quando ela viu meu olhar fixado na Santíssima Virgem, disse para si mesma: Teresa está curada! ”

 

Diante do seu testemunho deste milagre recebido, eu (nós) agora lhe imploro (amos) que interceda junto a Nossa Senhora pela cura da minha depressão (ou se estiver orando por outra pessoa depressiva dizer aqui o nome desta pessoa), para que com seu benigno sorriso também afaste completamente de minha vida (ou da vida de ...) este terrível mal. Amém.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha  pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

 

4º DIA DA NOVENA

 

PELO CONSOLO DE PERDAS E DO LUTO PELA MORTE DE ALGUÉM.

 

Querida e amada Santa Teresinha de Jesus, que perdeu, ainda na infância, aos quatro anos de idade, a sua querida mamãe Santa Zélia, e mesmo assim soube superar esta dor incomparável da perda de alguém muito próximo de você, como nos testemunha em sua autobiografia:

 

- A ausência de mamãe não me contristava no dia de minha Primeira Comunhão. Não estava o Céu dentro de mim, e nele não tinha mamãe desde muito tomado lugar? Desta forma, quando recebi a visita de Jesus, recebi também a de minha querida mãe, que me abençoava e se regozijava com a minha felicidade...

 

Diante disso, amada Santinha das Rosas, eu (nós) lhe peço (pedimos) que pela presença de Jesus em nosso (s) coração (corações), possa (amos) ser consolado (s) na certeza de que junto dele está: (Dizer aqui o nome da pessoa falecida que você sente saudades de sua presença física ao seu lado, uma ou mais). Amém.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha  pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.


5º DIA DA NOVENA 

 

PARA CONSEGUIRMOS DAR O PERDÃO A QUEM NOS TENHA MAGOADO, FERIDO, TRAÍDO OU OFENDIDO.

 

Querida e amada Santa Teresinha que em sua curta passagem por esta vida terrena, foi, muitas e muitas vezes: magoada e ofendida até por suas irmãs no Carmelo, mas que pelo amor aos ensinamentos de Jesus, o seu amado esposo, conseguiu perdoar estas pessoas como assim a senhora nos ensina em sua autobiografia:

 

“Vós, meu Jesus, que não ordenais coisas impossíveis, conheceis a minha fraqueza e imperfeição, sabeis perfeitamente que nunca chegarei a amar as minhas irmãs como Vós as amais, se Vós, meu Divino Salvador, não as amardes em mim. Se destes um Mandamento Novo, é porque me quereis conceder esta graça. Quanto aprecio e amo este Mandamento, que também é garantia segura para mim, de que é Vossa Vontade amar em mim, todos aqueles a quem me mandais amar! ”

 

Eu (nós) Lhe peço (pedimos) agora que interceda junto a Jesus, para que Ele me (nos) envie do alto o Seu Espírito Santo de Amor para que o meu (nosso) coração, possa definitivamente perdoar: (Citar aqui o nome de cada pessoa que você tem dificuldades de dar o perdão) dos males que me fez tanto sofrer.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha  pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias.

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

 

6º DIA DA NOVENA 

 

PEDINDO A LIBERTAÇÃO DE VÍCIOS, COMPORTAMENTOS OU PECADOS RENITENTES EM NOSSAS VIDAS.

 

Querida e amada Santa Teresinha que passou por uma marcante experiência de Deus na missa da noite de Natal, ao receber a Santa Comunhão que a libertou de sua imaturidade espiritual, de suas birras infantis e tantos outros traumas, mudando radicalmente a sua vida como assim nos conta:

 

“Foi preciso Deus fazer um pequeno milagre para eu crescer de repente, e esse milagre se deu num dia inesquecível de Natal, nessa noite luminosa que ilumina as delícias da Santíssima Trindade. Jesus, a doce criancinha, recém-nascida, transformou a noite de minha alma em torrentes de luz. Nessa noite em que (Ele) Se fez fraco e sofrido pelo meu amor, fez-me forte e corajosa, equipou-me com Suas armas e, desde esta noite abençoada, não saí vencida em nenhum combate. Pelo contrário, andei de vitórias em vitórias e iniciei, por assim dizer, uma corrida de gigante!

 

Foi em 25 de dezembro de 1886 que recebi a graça de sair da infância, em suma, a graça de minha completa conversão. Nessa noite de luz começou o terceiro período da minha vida, o mais bonito de todos, o mais cheio das graças do Céu. Num instante, a obra que eu não pude cumprir em dez anos, Jesus a fez, contentando-se com a boa vontade que nunca me faltava. Como os apóstolos, podia dizer-Lhe: - Senhor, pesquei a noite toda sem nada pegar. Ainda mais misericordioso comigo do que com os discípulos, Jesus pegou, Ele mesmo, a rede, lançou-a e retirou-a cheia de peixes. Fez de mim um pescador de almas, senti um desejo imenso de trabalhar pela conversão dos pecadores, desejo que não sentira tanto antes. Em suma, senti a caridade entrar em meu coração, a necessidade de me esquecer para agradar e, desde então fiquei feliz! ”

 

Diante de tão belo testemunho de vida, eu (nós) lhe peço (pedimos) amada e bondosa Santa Teresinha, que interceda no céu junto a Jesus, a Nossa Senhora e a todos os santos e santas para que me liberte (nos liberte) dos seguintes vícios (ou comportamentos, pecados, etc.): ..... (Citar aqui um por um os vícios, pecados, comportamentos, etc. que você deseja ardentemente se ver livre). Amém.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar generosamente sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos, querida e bondosa Santa Teresinha de Jesus pela solução desta situação, Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias.

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

 

7º DIA DA NOVENA

 

PELAS DIFICULDADES NO TRABALHO OU AINDA PARA SE CONSEGUIR UM EMPREGO.

 

Querida e amada Santa Teresinha, que diante das maiores dificuldades que enfrentou, soube corajosamente suportá-las e, por fim, vencê-las, como uma grande e corajosa guerreira, não importando a sua dimensão ou a sua extensão, como nos exorta em sua autobiografia:

 

Assim como os guerreiros sentem a coragem aumentar no meio do perigo, nossa alegria crescia na proporção da dificuldade que tínhamos para alcançar o objeto dos nossos desejos.

 

Diante de tão corajosa afirmação, eu (nós) lhe rogo (rogamos) que interceda junto a Jesus e aos santos e santas guerreiros e guerreiras: São Miguel e Santa Joana D” Arc e tantos outros santos e santas que lutam pelo Bem e contra o mal, que eu (nós) também obtenha (obtenhamos) forças para vencer (vencermos) esta batalha: …. (Citar aqui os problemas do trabalho ou a dificuldade para conseguir emprego ou a sua recolocação no mercado de trabalho). Amém.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

 

8º DIA DA NOVENA 

 

PEDINDO O CRESCIMENTO DE NOSSA FÉ.

 

Querida e amada Santa Teresinha que soube passar pelas provações desta vida, aproveitando-se delas para aumentar a sua fé, como nos ensina em sua história:

 

“Aquele cujo coração vigia durante o sono (Jesus) fez-me compreender que, para quem tem fé do tamanho de um grão de mostarda, Ele opera milagres e transporta as montanhas para firmar essa pequena fé; mas para os seus íntimos, como para Sua Mãe (Nossa Senhora), não opera milagres antes de provar sua fé! Ele não deixou Lázaro morrer, embora Marta e Maria O tivessem avisado que este estava doente? Nas Bodas de Caná, quando Nossa Senhora Lhe pediu para socorrer os anfitriões, não lhe respondeu que a Sua hora não tinha chegado? Mas, depois da provação, que recompensa: a água se transforma em vinho e Lázaro ressuscita...! É assim que Jesus age também com Santa Teresinha; depois de a pôr à prova durante muito tempo, satisfez todos os desejos do seu coração. ”

 

Diante de tão linda pregação, eu (nós) que tenho (temos) passado por várias provações, lhe peço (pedimos) que seguindo o seu exemplo e gravando as suas palavras em meu (nosso) coração (corações), possa (possamos) também aumentar, significativamente, a minha (nossa) fé, pelo dom da paciência e da resiliência. Amém.

 

Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

 

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.

 

 

9º DIA DA NOVENA

 

POR QUALQUER INTENÇÃO PARTICULAR, CLAMANDO PELA MISERICÓRDIA DE DEUS.

 

Querida e amada Santa Teresinha que em sua autobiografia me (nos) revelou esse seu segredo:

 

Eis o mistério de minha vocação, de minha vida inteira, e, sobretudo, o mistério dos privilégios dispensados por Jesus à minha alma... Não chama os que são dignos, mas quem Ele quer, ou, como diz São Paulo: "Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão. Desta forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus." (Rm 9, 15 - 16)

 

Assim, eu (nós) lhe peço (pedimos), pela Misericórdia Infinita do Bom Deus que a senhora, santinha amada e poderosa, sentiu, que seja resolvida esta situação na qual me (nos) encontro (encontramos): (Apresente aqui a sua intenção particular, seja ela qual for). Amém. Permanecer alguns segundos em silêncio para interiorização da prece.

Diante disso, confiante (s) em sua promessa de que do céu iria derramar, generosamente, sobre nós uma chuva de rosas, antecipadamente, lhe agradecemos querida e bondosa Santa Teresinha  pela solução desta situação. Amém.

 

Pai Nosso

Três Ave-Marias

Glória ao Pai.

 

Santa Teresinha do Menino Jesus ouça e atenda as nossas preces. Amém.



 

Autor: Paróquia Santa Teresinha

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2017 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.