..: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus :..


Redes Sociais

  • Facebook
  • Youtube

Goiânia, 17 de Setembro de 2019

Notícias

A intenção de Oração do Papa para o mês de setembro

Na intenção de oração deste mês, o Santo Padre chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos. Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.

 

 

Cidade do Vaticano

 

 

Foi divulgado neste sábado (31/8), o “Vídeo do Papa” de setembro, onde o Santo Padre propõe, aos fiéis do mundo inteiro, sua intenção de oração para “a proteção dos mares e oceanos, muitos dos quais ameaçados por várias causas”.

 

 

Vídeo do Papa

 

No “Vídeo do Papa” para este mês de setembro, Francisco chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos.

 

 

 

 

 

Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.

 

 

Cuidar dos mares e oceanos

 

 

Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos, a cada ano, causando, entre outros, prejuízos e a morte de 100 mil espécies marinhas.

 

A gravidade disso consiste no fato de que a maioria dos plásticos permanece intacta, por décadas ou séculos. Além do mais, os plásticos, que se deterioram, acabam se tornando micro plásticos, que os peixes e os outros animais marinhos acabam ingerindo. Isto acarreta uma cadeia alimentar global contaminada.

 

 

Objetivos da ONU

 

 

Em seus “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ONU estabeleceu metas para combater esta triste situação, ciente de que os oceanos fornecem recursos naturais fundamentais, como alimentos, medicamentos, biocombustíveis e outros produtos; isto contribui para a decomposição molecular e a eliminação de resíduos e poluição e, seus ecossistemas costeiros, atuam como amortecedores para reduzir os prejuízos causados por tempestades.

 

Desafio do Vídeo do Papa

 

Este “Vídeo do Papa” fala do grave desafio de proteger os oceanos. De fato, o fito-plâncton oceânico é responsável pela produção de mais da metade do oxigênio do planeta. Logo, pode-se dizer que os oceanos são um dos dois “pulmões” do mundo. Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, é necessário uma “abordagem interdisciplinar”, que não pode ignorar a pessoa humana.

 

 

Nota do Padre Fornos

 

 

O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, o jesuíta Padre Frédéric Fornos, recorda que, ano passado, para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, Francisco chamou a atenção para proteger os ecossistemas marítimos. Diante desta emergência, disse o Papa, somos chamados a comprometer-nos com uma mentalidade ativa, rezando, como se tudo dependesse da Providência divina, e trabalhando como se tudo dependesse de nós.

Padre Fornos diz ainda que, em setembro deste ano, Francisco nos convida a rezar e agir pela proteção dos oceanos e, de maneira especial, convida os católicos a se recordar que a “nossa solidariedade com a Casa comum nasce da nossa fé. A criação é um projeto do amor de Deus pela humanidade”.

 

 

Rede Mundial de Oração

 

 

A Rede Mundial de Oração do Papa, da qual o Padre Frédéric Fornos é diretor, é uma obra Pontifícia, cuja missão é mobilizar os católicos, mediante a oração e a ação, para os desafios da humanidade e da missão da Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo.

 

 

 

 

Autor: Vatican News

Comentários

Subir


Facebook
Telefone: (62) 3584-3843
Av. Circular, Qd. E, Lt. E-1 – Setor Expansul - Aparecida de Goiânia/GO - Brasil Cep 74986-250
Copyright © 2019 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.