CERCO DE JERICÓ: VITÓRIA PELA PALAVRA de DEUS
23 a 29 de outubro
INTENÇÕES: FIM DA PANDEMIA, CONVERSÃO DE TODA A HUMANIDADE, PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO E DAS FAMÍLIAS, SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL, INTENÇÕES PARTICULARES.
ATITUDES: CONFISSÃO, JEJUM, ABSTINENCIA DE CARNE, DOCE, SUCO, REFRIGERANTE, TV E REDE SOCIAIS; PARTICIPAÇÃO NA SANTA MISSA E ADORAÇÃO.
"se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto do céu e sanarei sua terra." (2 crônicas 7,14)
"Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Hás de prendê-los à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa." (Deuteronômio 6, 6-9)
Deus opera pela sua palavra. Exprimir nossos pensamentos através de palavras tem que ter impacto, tem que influenciar, tem que gerar resultados. Devemos prestar atenção ao que dizemos, como dizemos e para quem dizemos, porque o mundo espiritual é controlado pela palavra de Deus, “as palavras são como setas, antes de soltá-las devemos examinar para ver se estão envenenadas”. Urge, pois, aprender nesse final de tempos a usar o poder espiritual que Deus nos deu, a sua palavra.
"Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4,12).
ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS
"É eterna, Senhor, vossa palavra, tão estável como o céu;
É mais doce que o mel à minha boca. Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho. É uma verdadeira luz, que dá sabedoria aos simples. Dirigi meus passos segundo a vossa palavra, a fim de que jamais o pecado reine sobre mim. Vossa palavra é isenta de toda a impureza: vosso servo a ama com fervor. Apesar da angústia e da tribulação que caíram sobre mim, vossos mandamentos continuam a ser minhas delícias. Vede, Senhor, como amo vossos preceitos; conservai-me vivo segundo vossa promessa. O sumário da vossa palavra é a verdade, eternos são os decretos de vossa justiça. Encontro minha alegria na vossa palavra, como a de quem encontra um imenso tesouro. Minha alma é fiel às vossas prescrições, e eu as amo com fervor. Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira. Cante minha língua as vossas palavras, porque justos são os vossos mandamentos.
Estenda-se a vossa mão e me socorra, porque escolhi vossos preceitos”.
Salmo 118
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4,13
23/10 - CUIDADO COM A LÍNGUA
"Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião." Tiago 1,26
A língua do homem tem grande necessidade de ser controlada e refreada. O silêncio é uma grande fortaleza no combate espiritual e uma garantia segura de vitória.
Precisamos aprender a usar nossas palavras de maneira mais eficaz, para que produzam efeito. Hoje, muitos cristãos estão por baixo por causa de suas próprias palavras. Pela oração de sua própria boca foram postos numa posição em que não podem receber de Deus tudo que Deus tem para lhes dar.
"Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção". (Efésios 4,29-30).
"Feliz aquele que está ao abrigo da língua perversa, que não passou pela cólera dela, que não atraiu sobre si o seu jugo, e que não foi atado pelas suas correntes, pois o jugo dela é um jugo de ferro, e suas correntes, correntes de bronze. A morte que ela dá é morte desastrada, e a moradia dos mortos é-lhe preferível." (Eclesiástico 28,23-25)
24/10- DEUS EM NOSSO FAVOR
“Se Deus é por nós quem será contra nós”. (Romanos 8,31)
O poder de Deus, a autoridade de Deus, pela qual Jesus fazia tudo o que fazia, está de novo delegada ao homem.
Somos nova criação em Cristo Jesus. Entendamos bem a nossa nova condição: não pertencemos mais apenas a essa criação que vemos na natureza. Nossa realidade é outra. As coisas antigas passaram. Em nós tudo foi feito novo. Aquele que não conheceu o pecado Jesus Cristo, Deus o fez pecado por nós; ele assumiu a nossa natureza pecadora e toda a culpa do passado: morreu para expiar essa culpa e reconciliar-nos com Deus. Jesus veio para destruir a obra do inimigo, reconciliar-nos com Deus. Morreu por nós, por nossos pecados, e nele nos tornamos justiça de Deus.
"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" (2 Coríntios 5,17).
25/10- A FORÇA DA PALAVRA
A palavra de Deus é eficaz e produz sempre o que exprime, não há palavra de Deus infrutífera.
"Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". Isaías 55,10-11.
A palavra que proclamamos está primeiro em nosso coração e, quando sai, põe-se em movimento, põe-se em ação estabelecendo o nosso testemunho na terra. O que Jesus respondeu equivale ao seguinte: "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio." Lucas 6,45.
26/10 – A NOVA MANEIRA DE VIVER
Devemos prestar mais atenção à Palavra de Deus. É do fruto de sua boca que o homem se nutre; com o produto de seus lábios ele se farta. Se suas palavras são más, ele terá consequências más.
Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4,4)
“Senhor queremos ser mansos, dóceis, submissos, obedientes à vossa palavra porque elas são espírito e vida e nos ensinam as vossas coisas. As palavras dos homens nos ensinam as coisas dos homens, mas as vossas palavras nos ensinam as vossas coisas, que são o que permanece, que são a vida eterna. Essa nossa vida passa, mas a vossa vida em nós não passa nunca, porque é a vossa própria vida e nós somos vossos. Realizai em nós, portanto, Senhor, o vosso plano de amor. Que sejamos como quereis”.
"O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." (João 6,63)
27/10 VENCEDORES DO MUNDO
"Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?" João 5,44.
Nascemos de Deus e somos vencedores do mundo. Como a pessoa se sente, não altera o fato de que Deus é verdadeiro, de que a Palavra de Deus é a verdade. O que sentimos é outra questão.
A Palavra de Deus diz para não nos conformarmos com o mundo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." Romanos 12,2.
28/10 A CURA PELA PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus é um instrumento poderoso de cura. Diz a Escritura a propósito do povo de Deus no deserto: “Não foi erva nenhuma que os curou, nem algum cataplasma, mas sim a tua palavra, Senhor, que tudo cura” (Sb 16,12).
Testemunho: um homem atingira um estado avançado de alcoolismo. Tornara a vida insuportável para a mulher e os filhos. Certa noite, convidaram-no a participar de um círculo bíblico. Quando ouviu uma certa frase da Escritura, sentiu como que uma onda de calor que lhe perpassou todo o corpo e sentiu-se curado. Depois, sempre que sentia novamente a tentação do álcool, corria a abrir de novo a Bíblia precisamente naquela passagem, que lhe dava nova força, até que ficou de todo curado. Quando, narrando a experiência que tivera, disse qual fora a célebre frase teve a voz embargada de emoção. Era um versículo do Cântico dos Cânticos, que dizia assim: “Queremos contigo exultar de gozo e alegria, celebrando tuas carícias, superiores a vinho” (Ct 1,4).
"Em sua angústia clamaram então ao Senhor; ele os livrou de suas tribulações. Enviou a sua palavra para curá-los, para os arrancar da morte." (Salmo 106,19-20).
"Respondeu o centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado". (Mateus 8,8).
29/10 – O TRIUNFO DA PALAVRA
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mateus 24,35)
Temos extrema necessidade de deixar que entre o fogo do Espírito Santo em todas as palavras que saem da nossa boca. Se não, talvez sejam palavras carregadas de sentido, mas vazias de poder; iluminam, mas não arrastam. Palavras “fúteis”. Disse Jesus: “De toda palavra fútil que os homens falarem terão de dar contas no dia do juízo” (Mt. 12,36). Para proferir palavras eficazes, necessitamos do Espírito Santo.
"Tudo posso naquele que me conforta." (Filipenses 4,13)
Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. (Efésios, 6,10-18)
"Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar." (2 Coríntios 2,14)
"Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera." (Romanos 4,21)
Autor: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus